Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evaluation of organic and inorganic compounds in the saliva of patients with chronic periodontal disease / Avaliação de compostos orgânicos e inorgânicos na saliva de pacientes com doença periodontal crônica

Bezerra Júnior, Arnaud Alves; Pallos, Débora; Cortelli, José Roberto; Saraceni, Cintia Helena Cury; Queiroz, Celso Silva.
Rev. odonto ciênc ; 25(3): 234-238, 2010. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BBO | ID: lil-594738

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da doença periodontal sobre os parâmetros bioquímicos da saliva, incluindo taxa de fluxo salivar, pH, proteína total, atividade de fosfatase alcalina e a concentração de uréia, em indivíduos com periodontite crônica.

Metodologia:

Quarenta indivíduos foram alocados em dois grupos vinte indivíduos sem doença periodontal (grupo controle) e vinte indivíduos com periodontite crônica (grupo teste). Índice de placa (IP), índice gengival (IG), profundidade de sondagem (PD) e nível de inserção clínica (CAL) foram obtidos anteriormente por um examinador treinado e calibrado clinicamente. Saliva de ambos os grupos foram coletadas para análise de seus parâmetros bioquímicos. O teste T de Student e coeficiente de correlação (Pearson) foram utilizados em um nível 5% de significância.

Resultados:

Os resultados mostraram alterações na atividade da fosfatase alcalina, uréia e proteína total nos indivíduos do grupo teste em comparação ao grupo controle (P<0,05). No entanto, não houve correlação entre os parâmetros clínicos periodontais e os parâmetros salivares (P>0,05).

Conclusão:

Os resultados sugerem que a periodontite crônica pode afetar a composição da saliva e que a análise dos parâmetros salivares pode ser útil como um exame complementar para o diagnóstico da doença periodontal.
Biblioteca responsável: BR541.1