Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Poluição da queima de cana e sintomas respiratórios em escolares de Monte Aprazível, SP / Sugar cane burning pollution and respiratory symptoms in schoolchildren in Monte Aprazível, Southeastern Brazil / Polución de la quema de caña y síntomas respiratorios en escolares de Monte Aprazível, Sureste de Brasil

Riguera, Denise; André, Paulo Afonso; Zanetta, Dirce Maria Trevisan.
Rev. saúde pública ; 45(5): 878-886, out. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-601122

OBJETIVO:

Estimar a prevalência de sintomas respiratórios e analisar fatores associados, bem como medidas de pico de fluxo expiratório em escolares.

MÉTODOS:

Estudo descritivo transversal com escolares de dez a 14 anos de Monte Aprazível, SP. Foram aplicados questionários sobre sintomas de asma e de rinite do protocolo International Study of Asthma and Allergies in Childhood, questões sociodemográficas, fatores predisponentes e antecedentes pessoais e familiares. Foram realizadas medidas repetidas do pico de fluxo expiratório nas crianças e dos níveis de concentração de material particulado (MP2,5) e de black carbon.

RESULTADOS:

A prevalência de sintomas de asma foi de 11 por cento e de 33,2 por cento de rinite; 10,6 por cento apresentaram mais de quatro crises de sibilos nos últimos 12 meses. Antecedentes familiares para bronquite e rinite associaram-se à presença de asma (p = 0,002 e p < 0,001) e de rinite atuais (p < 0,001 e p < 0,001, respectivamente). Para rinite, houve associação com presença de mofo ou rachadura na casa (p = 0,009). Houve maior freqüência de rinite nos meses de junho a outubro, período de safra da cana de açúcar. Prevalência diária de pico de fluxo expiratório abaixo de 20 por cento da mediana de medidas na criança foi maior em dias com maior concentração de MP2,5.

CONCLUSÕES:

A prevalência de sintomas de asma está abaixo e a de rinite está acima da média nacional. Ainda que dentro dos níveis aceitáveis, a poluição nos períodos de queima da palha da cana-de-açúcar pode contribuir para a exacerbação de episódios de asma e de rinite.
Biblioteca responsável: BR1.1