Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mother-to-child transmission of HIV infection in Manaus, State of Amazonas, Brazil / Transmissão materno-infantil da infecção pelo HIV em Manaus, Amazonas, Brasil

Soeiro, Claudia Marques de Oliveira; Miranda, Angélica Espinosa; Saraceni, Valeria; Lucena, Noaldo Oliveira de; Talhari, Sinésio; Ferreira, Luiz Carlos de Lima.
Rev. Soc. Bras. Med. Trop ; 44(5): 537-541, Sept.-Oct. 2011. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-602895

INTRODUÇÃO:

A redução da transmissão vertical do HIV é possível quando medidas profiláticas são implementadas. Nosso objetivo foi determinar as características demográficas de gestantes soropositivas e a taxa de transmissão vertical do HIV em Manaus, Amazonas, Brasil.

MÉTODOS:

Estudo descritivo foi realizado usando dados de notificação e investigação do Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN) do Estado do Amazonas e pesquisa de informações em prontuários das gestantes na Maternidades do Município de Manaus, entre 2007 e 2009.

RESULTADOS:

No período do estudo, foram notificadas 509 gestantes HIV positivas. A taxa de transmissão vertical foi de 9,9 por cento (95 por centoCI 7.2 - 12.6 por cento). A idade media das pacientes era de 27 anos (SD 5,7) e a maioria (54,8 por cento) não completou o ensino fundamental. O diagnóstico da infecção pelo HIV foi realizado antes da gravidez em 115 (22,6 por cento) pacientes, durante o pré-natal em 302 (59,3 por cento), no momento do parto em 70 (13,8 por cento) e no puerpério em 22 (4,3 por cento). Quatrocentos e quatro (79,4 por cento) gestantes tiveram acompanhamento pré-natal, com (79,4 por cento) das pacientes recebendo drogas antirretrovirais na gestação e 61,9 por cento dos recém-nascidos recebeu profilaxia antirretroviral. No modelo final de regressão logística multivariada, residir em área urbana [OR=0,7 (95 por centoCI 0,35-0,89)] e ter realizado pré-natal [OR=0,1 (95 por centoCI 0,04-0,24)] demonstraram ser fatores protetores da transmissão vertical nesta população.

CONCLUSÕES:

A relevância de acompanhamento adequado e instituição de medidas já estabelecidas como efetivas em garantir a redução da transmissão vertical do HIV em gestantes e seus recém-nascidos deve ser enfatizada.
Biblioteca responsável: BR1.1