Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Correlação entre as restrições de participação em atividades de vida diária e o benefício do uso de próteses auditivas em adultos e idosos / Correlation between the handicap and the benefit of hearing aid use in adults and elderly

Luz, Vívian Baptista da; Silva, Monique Cantelli da; Scharlach, Renata Coelho; Iório, Maria Cecília Martinelli.
Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol ; 16(2): 160-166, abr.-jun. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-604751

OBJETIVO:

Estudar o benefício obtido com o uso de próteses auditivas em ambientes acusticamente favoráveis à comunicação, reverberantes, ruidosos e com sons aversivos e correlacioná-lo com as restrições de participação e limitações de atividades de adultos e idosos deficientes auditivos.

MÉTODOS:

Foram avaliados 42 indivíduos atendidos na instituição em que o estudo foi realizado. Estes responderam aos questionários Hearing Handicap Inventory for Elderly ou for Adults e Abbreviated Profile of Hearing Aid Benefit, no momento da dispensação das próteses auditivas e após três meses de uso efetivo destas. Foram estudadas as restrições de participação, limitações auditivas e o benefício com o uso de próteses auditivas. Os resultados foram analisados estatisticamente.

RESULTADOS:

Houve diferenças entre os escores dos questionários Hearing Handicap Inventory for Elderly e for Adults e entre os das subescalas Facilidade de Comunicação, Ambientes Reverberantes e Ruído Ambiental do questionário Abbreviated Profile of Hearing Aid Benefit, comparando as condições sem e com próteses auditivas. Houve correlação positiva entre o benefício mensurado na subescala Facilidade de Comunicação, nos idosos, e Ruído Ambiental, nos adultos, com a redução da restrição de participação.

CONCLUSÃO:

Houve redução das limitações de atividades e da restrição de participação em atividades de vida diária em adultos e idosos com o uso de próteses auditivas. Quanto maior o benefício obtido na subescala Facilidade de Comunicação em idosos e o benefício na subescala Ruído Ambiental nos adultos, maior a redução da restrição de participação.
Biblioteca responsável: BR663.1