Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Canonical and noncanonical Wnt pathways: a comparison between endometrial cancer type I and atrophic endometrium in Brazil / Vias Wnt canônica e não canônica: uma comparação entre o câncer endometrial tipo I e endométrio atrófico no Brasil

Menezes, Marina de Pádua Nogueira; Oshima, Celina Tizuko Fujiyama; Badiglian Filho, Levon; Gomes, Thiago Simão; Barrezueta, Luis Fernando Mesias; Stávale, João Norberto; Gonçalves, Wagner José.
São Paulo med. j ; 129(5): 320-324, 2011. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-604792
CONTEXTO E

OBJETIVO:

A via Wnt está envolvida na tumorigênese de diversos tipos de tecidos. Por essa razão, propusemo-nos a avaliar a expressão de genes da família Wnt no câncer endometrial tipo I. TIPO DE ESTUDO E LOCAL Estudo transversal com coleta de materiais do banco de tecidos do Departamento de Patologia da Universidade Federal de São Paulo.

MÉTODOS:

Amostras endometriais foram obtidas de cirurgias que ocorreram entre 1995 e 2005 no Hospital São Paulo, Universidade Federal de São Paulo. Foram separados dois grupos segundo o tipo de tecido obtido grupo A, com endométrio atrófico (n = 15); e grupo B, com adenocarcinoma endometrial (n = 45). Comparamos a expressão imunoistoquímica de Wnt 1, Frizzled-1 (FZD1), Wnt 5a, Frizzled-5 (FZD 5) e beta-catenina entre câncer endometrial tipo I e endométrio atrófico.

RESULTADOS:

Na expressão do Wnt1, FZD1 e Wnt5a, não observamos associação significante entre os grupos. Na expressão do FZD5, encontramos associação significante entre os grupos (P = 0,001). A proporção de positividade do FZD5 foi significantemente maior no grupo A comparado ao grupo B (31,1 por cento). Em relação à curva de sobrevida para o FZD5 no grupo B, não tivemos associação significante entre endométrio atrófico e adenocarcinoma do endométrio. Também não observamos associação significante na expressão da beta-catenina (P = 1,000).

CONCLUSÃO:

FZD5 é downregulated no adenocarcinoma endometrial quando comparado ao endométrio atrófico.
Biblioteca responsável: BR1.1