Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assessment of sand fly (Diptera, Psychodidae) control using cypermethrin in an endemic area for visceral leishmaniasis, Montes Claros, Minas Gerais State, Brazil / Avaliação do controle de flebotomíneos (Diptera, Psychodidae) usando cipermetrina em área endêmica para leishmaniose visceral, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Barata, Ricardo Andrade; Michalsky, Erika Monteiro; Fujiwara, Ricardo Toshio; França-Silva, João Carlos; Rocha, Marília Fonseca; Dias, Edelberto Santos.
Cad. saúde pública ; 27(11): 2117-2123, nov. 2011. graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-606620
Montes Claros foi considerada área de transmissão intensa para leishmaniose visceral no Estado de Minas Gerais, Brasil. Este trabalho avaliou a fauna de flebotomíneos após a aplicação do inseticida. Entre setembro de 2005 e agosto de 2006, foram realizadas capturas com 20 armadilhas luminosas CDC em 10 bairros do município, no intra e no peridomicílio de cada residência. Dois ciclos de borrifação com cipermetrina foram realizados nos meses de novembro/2005 e maio/2006. Coletou-se 636 exemplares pertencentes a 10 espécies, com predominância de Lutzomyia longipalpis (79 por cento). Machos foram coletados com maior frequência (70 por cento). O peridomicílio apresentou a maior porcentagem dos espécimens capturados (85,8 por cento). Observou-se que as principais espécies foram sensíveis ao tratamento com o inseticida. Os resultados mostraram uma redução do número de flebotomíneos coletados devido ao uso de cipermetrina nos domicílios e seus anexos, mas com efeito residual atuante entre dois e quatro meses.
Biblioteca responsável: BR1.1