Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de sintomáticos respiratórios em regiões do Distrito Federal, Brasil / Prevalence of respiratory symptoms in areas of the Federal District, Brazil

Freitas, Felipe Teixeira de Mello; Yokota, Renata Tiene de Carvalho; Castro, André Peres Barbosa de; Andrade, Silvânia Suely Caribé de Araújo; Nascimento, Gilmara Lima; Moura, Noely Fabiana Oliveira de; Cabral, Amanda Priscila de Santana; Igansi, Cristine Nascente; Tauil, Márcia de Cantuária; Ferreira, Patrícia Marques; Ramos, Carina Guedes; Costa, Carolina Monteiro da; Skalinski, Lacita Menezes; Medeiros, Marcelo Augusto Nunes; Marques, Daniel; Moreno, Eduardo Stramandinoli; Figueira, Gerrita de Cássia Nogueira; Fred, João; Favacho, Joana da Felicidade Ribeiro; Costa, Rita de Cássia Farah; Macário, Eduardo Marques; Nóbrega, Aglaêr Alves da.
Rev. panam. salud pública ; 29(6): 451-456, June 2011. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-608277
A captação de sintomáticos respiratórios (SR) é importante para a detecção precoce de tuberculose. O objetivo deste estudo foi estimar a prevalência de SR em três regiões administrativas (RA) do Distrito Federal, Brasil. Para tanto, foi utilizada a técnica de amostragem por conglomerados (30 por 7) proposta pela Organização Mundial da Saúde. Foram definidos como SR os indivíduos com 15 anos ou mais residentes nas RAs Estrutural, Itapoã ou Varjão e que apresentassem tosse há pelo menos 3 semanas na data da entrevista. A prevalência de SR em Estrutural e Varjão foi de 5,7 por cento (IC95 por cento 2,4 a 9,0), e em Itapoã, de 4,8 por cento (IC95 por cento 1,6 a 7,9), com efeito de desenho próximo de 1,0. Em Estrutural e Itapoã, menos anos de estudo, e em Itapoã e Varjão, menor renda, estiveram associados com ser SR. O tabagismo esteve associado com a presença de sintomas respiratórios em todas as RAs. A prevalência de SR está de acordo com aquela encontrada em outras áreas com perfil socioeconômico semelhante ao das áreas estudadas.
Biblioteca responsável: BR1.1