Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Insulin stimulation of Akt/PKB phosphorylation in the placenta of preeclampsia patients / Estimulação com insulina da fosforilação da Akt/PKB em placenta de pacientes com pré-eclâmpsia

Ferreira, Gustavo Dias; Orcy, Rafael Bueno; Martins-Costa, Sérgio Hofmeister; Ramos, José Geraldo Lopes; Brum, Ilma Simoni; Corleta, Helena von Eye; Capp, Edison.
São Paulo med. j ; 129(6): 387-391, Dec. 2011. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-611806
CONTEXTO E

OBJETIVO:

Pré-eclâmpsia (PE) é uma doença multissistêmica das mais frequentes e graves durante a gestação. A ligação da insulina inicia a fosforilação e ativação de substratos citoplasmáticos, tais como fosfatidil-inositol 3 quinase (PI3K). A fosforilação do fosfoinositol 2 (PIP2) da membrana em fosfoinosiltol 3 (PIP3) pela PI3K inicia a ativação da Akt/PKB. Defeitos na fosforilação do receptor de insulina e seus substratos têm papel importante na resistência à insulina. Estudos demonstraram que resistência à insulina está associada com pré-eclâmpsia e sua patofisiologia. O objetivo foi investigar a via de estimulação com insulina da Akt/PKB em placenta de parturientes normais e com pré-eclampsia. TIPO DE ESTUDO E LOCAL Estudo do tipo transversal em um hospital universitário público de nível terciário.

MÉTODOS:

Vinte e quatro placentas (12 normais, 12 com PE) foram coletadas, estimuladas e analisadas por Western blot para quantificar a fosforilação da Akt/PKB.

RESULTADOS:

A estimulação com insulina foi confirmada comparando os grupos estimulados (1,14 ± 0,10) e não estimulados (0.91 ± 0.08; P < 0.001). A fosforilação de Akt/PKB não foi diferente na placenta de pacientes normais (1,26 ± 0,16) e com PE (1,01 ± 0,11; P = 0,237).

CONCLUSÕES:

A estimulação in vitro da placenta humana com insulina foi bem estabelecida. Não houve diferença na fosforilação da Akt/PKB após estimulação em placentas de pacientes normais e PE. Contudo, não é possível descartar a participação desta via de sinalização na patofisiologia da PE, uma vez que os substratos da Akt/PKB ainda precisam ser investigados.
Biblioteca responsável: BR1.1