Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fones de inserção: aplicação no colabamento de meato acústico externo / Insert earphones: application to avoid collapse of the external auditory canal

Marangoni, Andréa Tortosa; Scharlach, Renata Coelho; Silveira, Marcela Rosana Maia da; Calais, Lucila Leal; Gil, Daniela.
Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol ; 17(1): 61-65, jan.-mar. 2012. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-617221

OBJETIVO:

Determinar a eficácia dos fones de inserção em casos de suspeita de colabamento de meato acústico externo.

MÉTODOS:

Vinte e um idosos com intervalo aéreo-ósseo superior a 10 dBNA nas frequências de 3 kHz e/ou 4 kHz foram submetidos à anamne se, audiometria tonal liminar, logoaudiometria e imitanciometria. A audiometria tonal e a logoaudiometria foram realizadas com os fones supra-aurais e com fones de inserção.

RESULTADOS:

Verificou-se que os limiares auditivos por via aérea obtidos com os fones de inserção foram menores em todas as frequências com exceção de 1 kHz. O intervalo aéreo-ósseo também foi menor com o fone de inserção, havendo um acoplamento aéreo-ósseo com este transdutor.

CONCLUSÃO:

Os fones de inserção ER-3A possibilitam melhora significativa nos limiares de audibilidade por via aérea em idosos, diminuindo ou até eliminando o intervalo aéreo-ósseo, sobretudo nas frequências altas, nos casos de colabamento do meato acústico externo.
Biblioteca responsável: BR1.1