Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de pressão arterial elevada em crianças e adolescentes do ensino fundamental / Prevalence of elevated blood pressure in children and adolescents attending highschool / Prevalencia de presión arterial elevada en niños y adolescentes de la enseñanza fundamental

Rinaldi, Ana Elisa M; Nogueira, Paulo César K; Riyuzo, Márcia Camegaçava; Olbrich-Neto, Jaime; Gabriel, Gleice Fernanda C. P; Macedo, Célia Sperandéo; Burini, Roberto Carlos.
Rev. paul. pediatr ; 30(1): 79-86, 2012. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-618452
Verificar a prevalência de pressão arterial elevada em crianças e adolescentes e sua associação com indicadores antropométricos.

MÉTODOS:

Estudo transversal de estudantes de três instituições de ensino em Botucatu (SP). As variáveis avaliadas foram pressão arterial (PA) (obtida em três ocasiões diferentes), peso, estatura, índice de massa corporal (IMC), circunferência braquial, circunferência abdominal (CA), dobras cutâneas tricipital e subescapular. A PA foi aferida por método auscultatório e classificada em pré-hipertensão (PH) e hipertensão arterial (HAS), para os valores entre os percentis 90 e 95 e maior que o percentil 95, respectivamente. Os dados antropométricos foram comparados, segundo o sexo, pelo teste t de Student. A correlação de Pearson foi utilizada para verificar a variação das PA sistólica (PAS) e diastólica (PAD) segundo dados antropométricos. A variação do escore Z da PA segundo percentil de IMC foi avaliada pela análise de variância seguida do teste de Tukey.

RESULTADOS:

Foram avaliadas 903 crianças (51,7 por cento meninos), com idade de 9,3±2,5 anos para ambos os sexos. A prevalência de PH foi de 9,1 por cento e de HAS foi de 2,9 por cento. Houve correlação positiva significativa entre os níveis de PAS e PAD elevados e as variáveis antropométricas, com valores maiores para peso (r=0,53 e r=0,45, p<0,05, respectivamente) e CA (r=0,50 e r=0,38, p<0,05, respectivamente).

CONCLUSÕES:

A prevalência de níveis pressóricos elevados nesta casuística foi compatível com outros estudos brasileiros e internacionais, correlacionando-se positivamente com indicadores antropométricos elevados, o que sinaliza a influência do excesso de peso na PA já na infância.
Biblioteca responsável: BR1.1