Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Automedicação em menores de cinco anos em municípios do Pará e Piauí: prevalência e fatores associados / Self-medication of children aged under five years in municipalities in the States of Pará and Piauí: prevalence and associated factors

Goulart, Ivana da Cruz; Cesar, Juraci Almeida; Gonzalez-Chica, David Alejandro; Neumann, Nelson Arns.
Rev. bras. saúde matern. infant ; 12(2): 165-172, abr.-jun. 2012. ilus, graf, tab
Artigo em Português | LILACS, BVSAM | ID: lil-640367
Medir a prevalência e identificar fatores associados à automedicação em crianças menores de cinco anos nos municípios de Caracol no Estado do Piauí, e Garrafão do Norte no Pará.

MÉTODOS:

utilizando-se de delineamento transversal, amostragem sistemática e utilização de questionário padrão por meio de visita domiciliar, foram investigadas diversas características das mães, das famílias e das crianças. Utilizou-se teste do qui-quadrado para comparar proporções e regressão de Poisson com ajuste robusto da variância na análise multivariável.

RESULTADOS:

dentre as 590 crianças estudadas em Caracol e 1081 em Garrafão, 30 por cento e 25por cento haviam sido automedicadas nos últimos 15 dias, respectivamente. Após análise ajustada para diversas variáveis confundidoras, o fato de não conseguir atendimento para o filho doente nos últimos 15 dias nos dois municípios, assim como de residir há mais de 1 km dos serviços de saúde em Caracol e de a mãe exercer trabalho remunerado nos últimos 12 meses em Garrafão mostraram-se significativamente associadas à automedicação entre menores de cinco anos.

CONCLUSÕES:

a prevalência de automedicação por parte das mães para menores de cinco anos nos municípios estudados, apesar de inferior à observada em outras localidades brasileiras, decorreu, sobretudo, da dificuldade de realização de consulta médica...
Biblioteca responsável: BR663.1