Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeito da estimulação acústica nas habilidades do processamento temporal em idosos antes e após a protetização auditiva / Acoustic stimulation effect on temporal processing skills in elderly subjects before and after hearing aid fitting

Pinheiro, Maria Madalena Canina; Dias, Karin Ziliotto; Pereira, Liliane Desgualdo.
Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) ; 78(4): 9-16, jul.-ago. 2012. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-646764
O envelhecimento pode ocasionar alterações no processamento temporal, afetando a percepção da fala.

OBJETIVO:

Comparar as respostas auditivas do processamento temporal em idosos candidatos e novos usuários de próteses auditivas. MATERIAL E

MÉTODO:

Participaram do estudo 60 idosos com perda auditiva neurossensorial bilateral. Os procedimentos selecionados foram o Teste Padrão de Duração e Teste de Detecção de gaps no Ruído (GIN), no qual foram analisadas as respostas de identificação correta e o limar de acuidade temporal antes e após a adaptação das próteses auditivas. Forma de Estudo Pesquisa clínica e experimental com amostra não probabilística por conveniência.

RESULTADOS:

Os idosos usuários de prótese auditiva apresentaram menor limiar de acuidade temporal, maior reconhecimento de gaps e de discriminação do padrão de duração em relação ao momento em que eram candidatos.

CONCLUSÃO:

Houve deterioração das habilidades do processamento temporal, independentemente do grau da perda auditiva. O efeito de estimulação acústica pelo uso de prótese auditiva melhorou as habilidades de ordenação e resolução temporal.
Biblioteca responsável: BR1.1