Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influência da música na dor e na ansiedade decorrentes de cirurgia em pacientes com câncer de mama / Influence of music on pain and anxiety due to surgery in patients with breast cancer

Pinto Junior, Francisco Edilson Leite; Ferraz, Diogo Luiz de Magalhães; Cunha, Eduardo Queiroz da; Santos, Igor Rafael Martins dos; Batista, Milena da Costa.
Rev. bras. cancerol ; 58(2): 135-141, abr.-jun. 2012. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-647218

Introdução:

A ansiedade no período pré-operatório é bastante comum. Incidência de até 80 por cento tem sido relatada na literatura, em pacientes adultos.

Objetivo:

Avaliar a influência da música na ansiedade e na dor, em pacientes com câncer de mama que se submeteram à cirurgia.

Método:

Trata-se de um ensaio clínico controlado, com randomização simples. As pacientes foram divididas nos grupos Experimental (GE) e Controle (GC). A intervenção musical foi realizada com As quatro estações de Vivaldi. Todas as pacientes foram submetidas, no pré-operatório imediato, ao Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE -Estado), sendo verificados, também, os parâmetros fisiológicos (pressão arterial, temperatura, saturação sanguínea, frequência respiratória e cardíaca). No dia seguinte, foram aplicadas as escalas de dor, em ambos os grupos. Os dados foram analisados pelo software estatístico BioEstat, versão 5.0, com nível de significância estabelecido em 5,0 por cento, sendo utilizado teste t-Student pareado.

Resultados:

Foram estudadas 29 pacientes, sendo 15 no GE e 14 no GC. Os parâmetros fisiológicos (FC, PAM, FR, T e SatO2) e a média das escalas de dor não apresentaram alterações significantes. Com relação ao nível de ansiedade, medido pelo escore do IDATE -Estado, houve redução significante nos níveis de ansiedade nas pacientes do grupo submetido à intervenção musical (p menor que 0,0001).

Conclusão:

A intervenção musical, ao reduzir o nível de ansiedade pré-operatória, mostrou-seum instrumento bom e de baixo custo para tal finalidade.
Biblioteca responsável: BR440.1