Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Correlação do potencial evocado P300 com aspectos cognitivos e depressivos do envelhecimento / Correlation of the P300 evoked potential in depressive and cognitive aspects of aging

Miranda, Elisiane Crestani de; Pinheiro, Maria Madalena Canina; Pereira, Liliane Desgualdo; Iorio, Maria Cecília Martineli.
Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) ; 78(5): 83-89, set.-out. 2012. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-654291
O P300 é um potencial evocado auditivo de longa latência dependente das habilidades cognitivas. Acredita-se que alterações cognitivas decorrentes ou não por sintomas depressivos possam interferir no P300.

OBJETIVO:

Verificar a influência do envelhecimento, dos aspectos cognitivos e depressivos na latência do P300 em idosos.

MÉTODO:

Estudo clínico e experimental com 60 idosos com perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderadamente grave, sendo 20 do sexo masculino e 40 feminino e idade média de 71,1 anos. Os participantes realizaram o potencial evocado auditivo de longa latência, no qual foi estudada a latência do P300 (milissegundos). Os aspectos cognitivos foram avaliados por meio do Miniexame do Estado Mental (MEEM) e Escala de Avaliação da Doença de Alzheimer (ADAS-Cog). Na avaliação da sintomatologia depressiva, foi aplicada a Escala de Depressão Geriátrica (EDG-15).

RESULTADOS:

Observou-se uma correlação positiva significante entre a Latência e Idade (p = 0,031). Entretanto, não houve diferença significante entre a latência do P300 e as categorias do ADAS-Cog (p = 0,584), MEEM (p = 0,199) e EDG (p = 0,541).

CONCLUSÃO:

O avanço da idade ocasionou um aumento da latência do P300, porém, o desempenho cognitivo e a presença de sintomatologia depressiva não influenciaram os resultados do P300 nesta população de idosos.
Biblioteca responsável: BR1.1