Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de Vida do Cuidador e Saúde Bucal do Indivíduo com Necessidade Especial / Quality of Life of Caregiver and Oral Health of Special Needs Patients

Souza, Samanta Pereira de; Silva, Alexandre da; Guaré, Renata de Oliveira; Santos, Maria Teresa Botti Rodrigues.
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: lil-655319

Objetivo:

Avaliar a qualidade de vida dos cuidadores primários de pacientes com necessidades especiais, e verificar se há repercussão da mesma na saúde bucal dos pacientes.

Método:

O estudo foi do tipo exploratório descritivo, com delineamento transversal e abordagem quantitativa. Foram convidados a participar todos os cuidadores de indivíduos normoreativos e com deficiência que frequentavam a clinica escola de duas universidades e de um centro de reabilitação no período de setembro de 2008 a junho de 2009, em São Paulo. O Grupo Estudo (GE) era composto por 27 pacientes com necessidades especiais e o Grupo Controle (GC) por 23 pacientes normoreativos voluntários, ambos com idades entre três e 18 anos, e que foram avaliados quanto à experiência de cárie utilizando-se o índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPO-D). Os cuidadores primários do grupo controle (CGC) e do grupo estudo (GCE) responderam o questionário na versão abreviada sobre Qualidade de Vida (WHOQOL-bref), o qual é composto por 26 questões de múltipla escolha englobando os domínios Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio-ambiente. Para a análise estatística foi utilizado o programa SPSS com a sintaxe própria do WHOQOL-bref. Os testes Teste t de Student, qui-quadrado e de Fisher foram utilizados, com nível de significância fixado em 5%.

Resultados:

Não houve diferença estatística na qualidade de vida entre os grupos de cuidadores estudados, bem como para a experiência de cárie entre os GC e GE (p>0,05).

Conclusão:

A qualidade de vida dos cuidadores primários dos pacientes com necessidades especiais não é afetada pelo ato de cuidar, e esta se reflete favoravelmente na saúde bucal destes indivíduos
Biblioteca responsável: BR1264.1