Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Correlação da expressão do receptor do fator de crecimento do epitélio vascular (VEGRF1) e do KI-67, em pacientes com câncer de mama, com variáveis histopatológicas / Correlations of the expression of the receptor of vascular endothelial growth factor (VEGF) and ki-67 with phatological variables in breast cancer patients

Xavier, Nilton Leite; Menke, Carlos Henrique; Uchoa, Diego de Mendonça; Canterjl, Melina Braude; Poltronieri, Lara Rech; Cericatto, Rodrigo.
Rev. bras. mastologia ; 21(1): 25-30, jan.-mar. 2011.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-655556
Correlação da expressão do receptor do fator de crescimento do epitélio vascular - vascular endothelial growth factor (VEGF) e do KI-67, em pacientes com câncer de mama, com variáveis histopatológicas.

Introdução:

proteínas que influam na proliferação celular, como o VEGF e o KI-67, são alvo de estudos. O VEGF está implicado na angiogênese, que é necessária ao crescimento tumoral.

Objetivo:

Analisar a correlação do VEGF e do KI-67 com variáveis histopatológicas.

Métodos:

entre 15/03/2008 e 14/0412009, incluímos 41 pacientes com câncer de mama inicial, rumores T1 e T2, para estudo, usando a coloração H & E na análise do tumor, grau histológico e invasão vascular e a imunoperoxidade para a avaliação imuno-histoquímica com anticorpos específicos para os receptores de VEGF, KI-67, p53 e receptor de estrogênio (RE), usando escore qualitativo até 3+ na avaliação da intensidade da coloração e/ou quantitativo até 5+, para avaliar a expressão percentual das células coradas. O escore total, soma das duas, pode chegar ao máximo de 8+. Apenas o KI-67 foi categorizado pelo percentual de células coradas na IHQ e considerado positivo a partir de 20%.

Resultados:

O receptor do VEGFR1, tanto no escore intensidade de cor quanto no escore total, apresenta correlação positiva com os tumores T1 (p=.01), com o receptor estrogênico positivo (p=.01) e com a expressão negativa do KI-67 (p=.02). A expressão do KI-67 apresenta correlação positiva com p53 (p=.00) e com o receptor hormonal negativo (RE-) (p=.04) e correlação fraca com a invasão vascular (p=.09) e o grau histológico indiferenciado (G3) (p=.07). Discussão A avaliação de marcadores tumorais que possam responder à terapia alvo é um objetivo a ser perseguido. A correlação positiva do VEGF com o status do RE ja foi relatada e está de acordo com nossos resultados. A expressão do KI-67 é associada à pobre evento. Os resultados controversos dos marcadores refletem a dificuldade em padronizar as avaliações (reagentes)...
Biblioteca responsável: BR14.1