Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Triagem da Afinação Vocal: comparação do desempenho de musicistas e não musicistas / Pitch-matching Scanning: comparison of musicians and non-musicians' performance

Moreti, Felipe; Pereira, Liliane Desgualdo; Gielow, Ingrid.
J. Soc. Bras. Fonoaudiol ; 24(4): 368-373, 2012. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-660595

OBJETIVOS:

Elaborar um procedimento simples e de rápida aplicação contendo tarefas de imitação vocal de sons musicais de diferentes tons e de ordenação temporal de três tons; verificar sua aplicabilidade, comparando o desempenho de musicistas e não musicistas.

MÉTODOS:

Participaram 32 indivíduos adultos, de ambos os gêneros, sem queixas vocais, auditivas e/ou de processamento auditivo, que foram divididos igualmente em dois grupos grupo musicistas - GM e grupo não musicistas - GNM. Todos passaram pela Triagem da Afinação Vocal, que incluiu estímulos musicais compatíveis com a tessitura vocal de homens e mulheres, agrupados em dois tipos de tarefas tons isolados e sequências de três tons. Os participantes foram instruídos a ouvir os tons apresentados e reproduzí-los vocalmente. As emissões vocais foram gravadas, analisadas acusticamente e os acertos e erros cometidos nos dois tipos de tarefas foram caracterizados. As variáveis referentes à comparação entre os grupos e os tipos de tarefas foram analisadas estatisticamente.

RESULTADOS:

Houve diferença na comparação entre os dois tipos de tarefas para o GNM, o que não ocorreu com o GM. Foram observadas diferenças na comparação entre os grupos, sendo que o GM apresentou um maior número de acertos nos dois tipos de tarefas.

CONCLUSÃO:

A Triagem da Afinação Vocal foi criada e mostrou-se sensível para avaliação e comparação do desempenho entre grupos, podendo ser utilizada como instrumento de rastreamento de afinação vocal. Musicistas apresentaram melhor desempenho que não musicistas na Triagem da Afinação Vocal.
Biblioteca responsável: BR1.1