Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Incidence of self-reported hearing loss and associated risk factors among the elderly in São Paulo, Brazil: the SABE survey / Incidência de deficiência auditiva referida em idosos no Município de São Paulo, Brasil, e fatores associados: Estudo SABE / La incidencia de pérdida de la audición auto-reportada entre los ancianos en São Paulo, Brasil, y factores asociados: Estudio SABE

Cruz, Mariana Sodario; Lima, Maria Cristina Pereira; Santos, Jair Lício Ferreira; Lebrão, Maria Lúcia; Duarte, Yeda Aparecida de Oliveira; Ramos-Cerqueira, Ana Teresa de Abreu.
Cad. saúde pública ; 29(4): 702-712, Abr. 2013. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-670520
O objetivo foi estimar a incidência de deficiência auditiva referida por idosos em São Paulo, Brasil, e fatores de risco associados. Realizou-se estudo longitudinal em 2006, baseado na população com 60 anos ou mais entrevistada em 2000. A amostra foi obtida pelo método de amostragem por conglomerados, em dois estágios, sob critério de partilha proporcional ao tamanho, com reposição e probabilidade proporcional à população, para sujeitos com 75 anos ou mais. A análise estatística foi realizada pelo teste de razão de verossimilhança para a igualdade das curvas de sobrevivência e regressão de Cox. Foram entrevistados 765 idosos, com taxa de incidência de deficiência auditiva referida de 28,9/1.000 pessoas-ano e proporção da mesma de 17,4%. Os fatores de risco associados foram idade igual ou maior a 80 anos, sexo masculino, ocupações nos setores agropecuário, industrial ou de manutenção e osteoporose. Medidas de atenuação de risco devem ser elaboradas para a diminuição da incidência da deficiência auditiva entre os idosos, principalmente as relacionadas à prevenção do ruído ocupacional e de doenças, em especial a osteoporose.
Biblioteca responsável: BR1.1