Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Condições de saúde e variáveis sociodemográficas associadas à qualidade de vida em idosas de um programa de atividade física de Curitiba, Paraná, Sul do Brasil / Health conditions and sociodemographic variables associated with quality of life in elderly women from a physical activity program in Curitiba, Paraná State, Southern Brazil / Condiciones de salud y variables sociodemográficas asociadas a la calidad de vida en ancianas de un programa de actividad física de Curitiba, Paraná, sur de Brasil

Vagetti, Gislaine Cristina; Barbosa Filho, Valter Cordeiro; Moreira, Natália Boneti; Oliveira, Valdomiro de; Mazzardo, Oldemar; Campos, Wagner de.
Cad. saúde pública ; 29(5): 955-969, Mai. 2013. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-676030
O presente estudo teve como objetivo analisar a associação entre variáveis sociodemográficas e condições de saúde com os domínios da qualidade de vida em idosas participantes do programa Idoso em Movimento. A amostra do estudo foi composta por 1.806 idosas, que foram avaliadas por meio de entrevista para os potenciais correlatos de qualidade de vida (WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD). O índice de massa corporal foi calculado após aferição do peso e da estatura. Os domínios da qualidade de vida foram classificados em tercis. Para análise dos dados, foi utilizada a regressão logística ordinal. Após ajustes para variáveis de confusão, a faixa etária, classe econômica, escolaridade, situação ocupacional e estado civil estiveram associados a alguns domínios da qualidade de vida (p < 0,05). Além disso, idosas obesas ou com problemas de saúde apresentaram menor razão de chance de estar nos escores mais elevados de qualidade de vida, e as idosas que usavam um ou dois medicamentos apresentaram maior razão de chance de estar nos escores mais elevados do domínio físico. Como conclusão, os fatores sociodemográficos e as condições de saúde estão associados com a qualidade de vida em idosas.
Biblioteca responsável: BR1.1