Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hookworm and theeadworm infections and their asociation with hemoglobin and eoosinophil concentrations in residents of salvador-bahia, Brazil / Associação entre infecções por ancilostomídeos e Strongyloides stercoralis e concentração de hemoglobina e eosinófilos em residentes de Salvador-Bahia, Brasil

Revista do Instituto de Medicina Tropical de Sao Paulo; Santos, Fred Luciano Neves; Souza, Alina Maria Gonzaga Carlos de; Soares, Neci Matos.
Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo ; 55(4): 233-238, Jul-Aug/2013. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-679538
RESUMO As infecções parasitárias são responsáveis por importantes quadros de morbimortalidade em todo o mundo. A maioria dos indivíduos saudáveis infectados pelo S. stercoralis não apresenta sintomas clínicos evidentes. Entretanto, em casos mais avançados sangramentos gastrintestinais podem estar presentes. A anemia é mais comumente associada à infecção causada pelos ancilostomídeos, especialmente quando centenas de vermes estão presentes. Neste trabalho, a associação entre infecções causadas por ancilostomídeos ou S. stercoralis e as concentrações de hemoglobina e de eosinófilos foi investigada em indivíduos atendidos em uma rede de laboratórios de Salvador, Bahia, Brasil. Foram examinadas 374.120 amostras de indivíduos de classe média residentes na cidade de Salvador, de janeiro de 2004 a abril de 2008. As amostras de fezes foram analisadas pelos métodos de Lutz e Baermann-Moraes e as de sangue foram avaliadas para determinação da concentração de hemoglobina e do número de eosinófilos. A prevalência de ancilostomídeos e de S. stercoralis foi de 0,27% (1.027 ) e 0,34% (1.286) respectivamente. A prevalência de infecções, tanto por ancilostomídeos quanto por S. stercoralis, foi significativamente maior em homens que em mulheres e aumentava com o aumento da idade. A eosinofilia foi um achado comum tanto em indivíduos infectados por ancilostomídeos como por Strongyloides. A concentração de hemoglobina foi menor nos indivíduos infectados por ancilostomídeos quando comparado aos indivíduos não infectados, embora nenhum paciente apresentasse anemia. A ausência de anemia pode ser devida às boas condições socioeconômicas dos pacientes analisados. .
Biblioteca responsável: BR1.1