Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Múltiplos aspectos do uso do flúor em saúde pública na visão de lideranças da área de saúde / Multiple aspects of the use of fluorine in public health from the viewpoint of healthcare leaders

Ferreira, Regina Glaucia Lucena Aguiar; Marques, Regina Auxiliadora de Amorim; Menezes, Léa Maria Bezerra de; Narvai, Paulo Capel.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 18(7): 2139-2146, Jul. 2013.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-679613
O artigo descreve as percepções de lideranças da área de saúde sobre aspectos relativos ao uso do flúor em saúde pública. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se como técnica de processamento de depoimentos o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A população de estudo foi constituída pelos delegados à 13ª Conferência Nacional de Saúde, sendo a amostra definida por conveniência e composta por 310 delegados 56 na etapa municipal, em Fortaleza (CE), 143 na estadual (Ceará) e 111 na nacional. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados. Verificaram-se lacunas de conhecimento sobre diversos aspectos do uso do flúor em saúde pública, o que indica a necessidade de se melhorar o nível de informação da sociedade sobre questões relativas à fluoretação. O desconhecimento dos delegados aliado aos dados encontrados na literatura sobre as deficiências no monitoramento e controle dos níveis de flúor na água são indicativos da necessidade de se reavaliar o papel dos atores sociais e dos mecanismos utilizados no controle social.
Biblioteca responsável: BR1.1