Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Série temporal de características maternas e de nascidos vivos em Niterói, RJ / Time serie of characteristics of mothers and live newborns in Niterói, RJ

Rozario, Suelem do; Brito, Alexandre dos Santos; Kale, Pauline Lorena; Fonseca, Sandra Costa.
Rev. bras. saúde matern. infant ; 13(2): 137-146, abr.-jun. 2013. graf, tab
Artigo em Português | LILACS, BVSAM | ID: lil-680193
Descrever a tendência temporal de características maternas, assistenciais e dos recém-nascidos, em Niterói, cidade do Estado do Rio de Janeiro.

MÉTODOS:

estudo ecológico, de tendência temporal, de 2000 a 2009. A fonte de dados foi o Sistema de Informações sobre nascidos vivos (SINASC). Foram descritas variações anuais de idade materna, escolaridade, história reprodutiva, pré-natal, tipo de parto, cor, peso ao nascer e idade gestacional.

RESULTADOS:

a completitude da informação foi alta nos 62.449 nascidos vivos estudados. Reduziram-se os nascimentos e aumentou a primiparidade. Houve redução da gravidez adolescente (2,3 por cento ao ano) e aumento de mães com mais de 35 anos. Melhorou a escolaridade, com redução do percentual de gestantes com menos de oito anos de estudo. Cerca de 80 por cento das mulheres realizou sete ou mais consultas de pré-natal. O parto cesáreo apresentou tendência de aumento, realizado por 67,7 por cento das mulheres em 2009. O baixo peso ao nascer apresentou tendência de queda de 1,1 por cento ao ano. A prematuridade aumentou de 7,4 para 7,9 por cento.

CONCLUSÕES:

Niterói apresentou evolução demográfica e social favorável. O peso ao nascer não foi muito afetado pela prematuridade. Como em outros locais do Brasil, tem se elevado o número de cesarianas...
Biblioteca responsável: BR663.1