Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

APPLICATION OF 6-NITROCOUMARIN AS A SUBSTRATE FOR THE FLUORESCENT DETECTION OF NITROREDUCTASE ACTIVITY IN Sporothrix schenckii / Aplicação de 6-nitrocumarina como substrato fluorescente para detecção de atividade nitroredutásica em Sporothrix schenckii

Revista do Instituto de Medicina Tropical de Sao Paulo; Stopiglia, Cheila Denise Ottonelli; Carissimi, Mariana; Daboit, Tatiane Caroline; Stefani, Valter; Corbellini, Valeriano Antonio; Scroferneker, Maria Lucia.
Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo ; 55(5): 353-356, Sep-Oct/2013. graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-685554
Introdução Sporothrix schenckii é um fungo dimórfico térmico, agente etiológico de micose subcutânea, a esporotricose. Nitrocumarina representa classe de substratos fluorogênicos em que a atividade nitroredutásica microbiana produz vários derivados, já utilizados em vários outros ensaios enzimáticos. O objetivo deste estudo foi analisar 6-nitrocumarina (6-NC) como substrato para estudo da atividade nitroredutásica em Sporothrix schenckii. Métodos Trinta e cinco isolados de S. schenckii foram cultivados por sete, 14 e 21 dias a 35 °C em um microcultivo contendo 6-nitrocumarina ou 6-aminocumarina (6-AC) solubilizada em dimetilsulfóxido ou dimetilsulfóxido como controle negativo, para posterior análise em microscópio de epifluorescência. A fase orgânica da cultura de sete, 14 e 21 dias foi analisada por meio de iluminação direta com luz UV de 365 nm e por eluição em placas de sílica gel G com hexanoacetato de etila 14 e revelada com luz UV. Resultados Todos os isolados mostraram a presença de 6-AC (fluorescência amarela) e 6-hidroxilaminocumarina (fluorescência azul) em cromatografia em camada delgada, que explica a fluorescência verde observada na estrutura dos fungos. Conclusão A atividade nitroredutásica é amplamente distribuída no complexo S. schenckii e 6-NC é um substrato fluorogênico de fácil obtenção e aplicabilidade para detecção da atividade nitroredutásica. .
Biblioteca responsável: BR1.1