Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validação do female sexual function index (FSFI) para uso em língua portuguesa / Validation of the female sexual function index (FSFI) for portuguese language

Hentschel, Heitor; Alberton, Daniele Lima; Capp, Edison; José Roberto Goldim, José Roberto; Passos, Eduardo Pandolfi.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-685672
O Female Sexual Function Index (FSFI) é uma escala breve para avaliar a função sexual em mulheres que ainda não foi traduzido e validado para uso em português.

Objetivo:

traduzir e validar o Female Sexual Function Index (FSFI) para utilização em português.

Método:

foi realizado estudo transversal. O “Female Sexual Function Index” foi traduzido e validado para língua portuguesa. A amostra de conveniência incluiu 215 mulheres que procuraram o Setor de Infertilidade do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Clinicas de Porto Alegre e o Serviço de Orientação e Planejamento Familiar.

Resultados:

número de anos de estudo foi maior no grupo FA (8,34 ± 3,73 X 9,51 ± 4,23, p = 0,032); idade do parceiro (38,86 ± 8,76 X 34,25 ± 6,72 anos p < 0,001) e tempo de vida juntos (11,94 ± 7,26 X 8,11 ± 4,58 anos, p < 0,001) foram maiores no grupo ligadura tubária (LT). A maior correlação positiva em mulheres que desejavam esterilização cirúrgica foi entre orgasmo e satisfação (0,798), nas mulheres que desejavam engravidar a maior correlação foi entredesejo e excitação (0,627). Os escores dos domínios orgasmo e satisfação foram maiores para o grupo FA (P = 0,048 e P = 0,026, respectivamente).

Conclusão:

As mulheres de casais inférteis que desejam engravidar e mulheres férteis que desejam se submeter a esterilização cirúrgica apresentaram bons escores de satisfação sexual, sendo estes semelhantes entre os dois grupos
Biblioteca responsável: BR18.1