Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comportamento agregativo, preferência por sítio de repouso e variações diurnas de atividade em Bulimulus tenuissimus (d'Orbigny, 1835) (Mollusca, Bulimulidae) no Laboratório / Basic ethogram, aggregative behavior and preference for site rest in Bulimulus tenuissimus (d'Orbigny, 1835) (Mollusca, Bulimulidae) in laboratory conditions

Silva, Lidiane; Meireles, Liliane; Vargas, Tércia; Carvalho, Camilla de Medeiros de; Arévalo, Eloá Gomes; Junqueira, Flávia Oliveira; Bessa, Elisabeth Cristina de Almeida.
Rev. etol. (Online) ; 10(1): 27-33, June 2011. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-701985
O comportamento de moluscos terrestres é pouco estudado, apesar de representar uma ferramenta importante para a conservação ou controle desses animais. Desse modo, objetivou-se descrever o etograma básico de Bulimulus tenuissimus, verificar a ocorrência de comportamento agregativo e preferência por sítio de repouso. Para descrição do etograma, observaram-se grupos de 15 moluscos durante 24 horas, através do método de varredura a intervalos de 10 minutos. Para verificação do comportamento agregativo, outros 50 animais foram divididos em grupos de 10 e acondicionados em terrários plásticos previamente divididos em quadrantes. A agregação foi estabelecida pelo número de moluscos/quadrante, e a preferência por sítio de repouso, pelo número de moluscos em posições pré-determinadas. Confirmou-se o hábito noturno da espécie, sendo os atos comportamentais explorar e alimentar-se os mais frequentes. Não se observou a existência de comportamento agregativo, e a parede do terrário foi o sítio de repouso mais utilizado pelos moluscos.
Biblioteca responsável: BR85.1