Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mortality due to cardiovascular diseases in the Americas by region, 2000-2009 / Mortalidade por doenças cardiovasculares nas Américas segundo região, 2000-2009

Gawryszewski, Vilma Pinheiro; Souza, Maria de Fatima Marinho de.
São Paulo med. j ; 132(2): 105-110, 2014. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-705379
CONTEXTO E

OBJETIVO:

As doenças cardiovasculares são as causas principais de morte em todo o mundo. O objetivo do estudo foi avaliar as tendências na mortalidade decorrente das doenças cardiovasculares em três diferentes regiões das Américas. TIPO DE ESTUDO E LOCAL Este é um estudo de série temporal que analisa dados de mortalidade em três diferentes regiões das Américas, de 2000 até o último ano disponível.

MÉTODOS:

A fonte de dados foi a Sistema de Informação de Mortalidade da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Dados de 27 países foram incluídos. Utilizou-se joinpoint regression para analisar as tendências.

RESULTADOS:

Durante o período de estudo, as taxas ajustadas por idade padronizadas de mortalidade dos homens foram mais altas que a das mulheres em todas as regiões. As taxas da América do Norte (AN) foram inferiores que as dos países da América Latina (AL) e do Caribe Não Latino (CNL). As mortes prematuras (30-69 anos) foram 22,8% do total de mortes na AN, 38,0% na AL e 41,8% no CNL. A análise das tendências mostrou diminuição significativa nas três regiões. A AN acumulou a maior diminuição. A porcentagem média de mudança anual (AAPC) e respectivos intervalos de confiança de 95% foram -3,9% [-4,2; -3,7] na AN; na AL foi -1.8% [-2.2; -1.5]; e -1,8% [-2,7; -0,9] no CNL.

CONCLUSÕES:

Foram observadas diferentes taxas de mortalidade e diferentes reduções nas três regiões.
Biblioteca responsável: BR1.1