Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cobertura do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional Indígena (SISVAN-I) e prevalência de desvios nutricionais em crianças Yanomami menores de 60 meses, Amazônia, Brasil / The coverage of the System for Nutrition Surveillance of Indigenous Peoples (SISVAN-I) and the prevalence of nutritional disorders in Yanomami children aged under 60 months, Amazonia, Brazil

Pantoja, Lídia de Nazaré; Orellana, Jesem Douglas Yamall; Leite, Maurício Soares; Basta, Paulo Cesar.
Rev. bras. saúde matern. infant ; 14(1): 53-63, Jan-Mar/2014. tab
Artigo em Português | LILACS, BVSAM | ID: lil-710229
Analisar a cobertura do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional Indígena (SISVANI) e estimar a prevalência de desvios nutricionais em crianças menores 60 meses, no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Yanomami).

Métodos:

estudo transversal descritivo, efetuado entre maio/2008 e abril/2009. Para o cálculo da cobertura considerou-se a divisão das crianças avaliadas pelo total de crianças cadastradas e incluíram-se os Pólos-Base com pelo menos um registro de peso e estatura em cada trimestre. A avaliação nutricional baseou-se no primeiro registro identificado no período em estudo e utilizou como referência as curvas da Organização Mundial da Saúde (2006). Fatores associados ao baixo peso para a idade (P/I) foram analisados por meio de regressão logística.

Resultados:

a cobertura média nos 8 Pólos-Base selecionados foi 27,7 por cento. Ao todo, 80,5 por cento crianças apresentaram baixa E/I; 57,5 por cento baixo P/I; 8,4 por cento magreza e 5,5 por cento sobrepeso. Registraram-se as maiores chances de baixo P/I nas crianças 36 a 59 meses e no subgrupo Sanumá (OR=2,9; IC95 por cento 2,1-3,9 e OR=9,8; IC95 por cento 5,9-16,1, respectivamente). Não houve diferenças entre sexos.

Conclusões:

embora a cobertura do SISVAN-I tenha sido baixa, o sistema mostrou-se útil ao revelar a grave situação nutricional das crianças do DSEIY-anomami e sinalizar para a necessidade de medidas de intervenção...
Biblioteca responsável: BR663.1