Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Matrix support work: difficulties in the scope of basic healthcare / Trabajo del asistente matricial: dificultades en el ámbito de la atención primaria en salud / Trabalho do apoiador matricial: dificuldades no âmbito da atenção básica em saúde

ROMERA, Amanda de Araújo; BARRÊTO, Anne Jaquelyne Roque; SÁ, Lenilde Duarte de; ALMEIDA, Sandra Aparecida de; NOGUEIRA, Jordana de Almeida; SÁ, Célia Maria Cartaxo Pires de.
Rev. gaúch. enferm ; 35(1): 140-147, 03/2014.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-710272
Estudo exploratório, tendo como referência a abordagem qualitativa, que objetivou identificar as dificuldades vivenciadas pelo apoiador matricial em sua prática na Atenção Básica em Saúde. O cenário do estudo foram seis unidades de saúde da família localizadas em um dos cinco Distritos Sanitários de João Pessoa-PB. A coleta de informações foi realizada no período de agosto a setembro de 2010, por meio de entrevistas semidirigidas, de que participaram dez profissionais que atuavam como apoiadores matriciais. De acordo com as falas, as dificuldades enfrentadas relacionam-se ao desconhecimento de alguns profissionais da equipe de saúde a respeito da função de apoiador matricial na Atenção Básica em Saúde; à falta de autonomia e à sobrecarga administrativa. Nesse sentido, sugere-se que haja um processo de reflexão sobre o trabalho do apoiador matricial com a equipe de saúde, no intuito de conhecerem melhor possíveis contribuições desse profissional à reorganização do processo de trabalho da equipe de atenção básica.
Biblioteca responsável: BR1.1