Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da qualidade dos dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos e do Sistema de Informações sobre Mortalidade no período neonatal, Espírito Santo, Brasil, de 2007 a 2009 / Evaluation of the quality of data in the Live Birth Information System and the Information System on Mortality during the neonatal period in the state of Espírito Santo, Brazil, between 2007 and 2009

Silva, Laura Pedroza da; Moreira, Claudia Maria Marques; Amorim, Maria Helena Costa; Castro, Denise Silveira de; Zandonade, Eliana.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 19(7): 2011-2020, jul. 2014. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-713736
Os sistemas de informação em saúde possibilitam conhecer problemas dessa área e muitas vezes representam a única fonte de informação, tornando-se fundamental conhecer sua qualidade. O objetivo foi avaliar a qualidade dos dados sobre nascimentos e óbitos no período neonatal no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) no estado do Espírito Santo, no período de 2007 a 2009. Metodologia descritiva com dados secundários obtidos no endereço eletrônico do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, no qual foram analisadas as seguintes dimensões da qualidade das informações acessibilidade, oportunidade e completude. Resultados apontam que as informações são acessíveis e oportunas, com defasagem de três anos em relação ao início do estudo. A completude das variáveis analisados no SINASC foram, na sua maio ria, classificadas como excelente. O SIM exibiu elevado percentual de dados faltantes no número da Declaração de Nascido Vivo, escolaridade e idade da mãe e história reprodutiva. Conclui-se que o SINASC é uma excelente fonte de informação sobre nascimentos, contudo o SIM aponta para a indiscutível necessidade de melhorias na completude de suas informações.
Biblioteca responsável: BR1.1