Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educação permanente para os agentes comunitários de saúde em um município do norte de Minas Gerais / Educación permanente para agentes de salud comunitarios en una ciudad en el norte de Minas Gerais / A permanent education for community health agents in a city in the north of Minas Gerais

Alves, Marta dos Reis; Alves, Carolina dos Reis; Santos, Claúdio Luís de Souza; Silva, Doane Martins da; Aguiar, Aline Cristiane de Souza Azevedo.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 6(3): 882-888, jul.-set. 2014. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-719733

Objetivo:

conhecer as ações de educação permanente desenvolvidas para os Agentes Comunitários de Saúde do município de Montes Claros- MG.

Método:

estudo qualitativo realizado com 15 Agentes Comunitários de Saúde. Os dados foram coletados por meio da entrevista e analisados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética sob o Parecer 880/2007.

Resultados:

em 40% das equipes pesquisadas, o processo de educação permanente não ocorria. Os Agentes relataram que a sobrecarga de atividades desenvolvidas na equipe contribuiu para a ausência de realização de educação permanente. A escolha dos temas abordados na educação permanente baseia-se na prática cotidiana dos Agentes, no Plano Diretor da Atenção Básica, sendo geralmente escolhidos pelos coordenadores.

Conclusão:

assim, faz-se necessário sensibilizar quanto à importância da educação permanente para a qualificação do processo de trabalho dos ACS.
Biblioteca responsável: BR1208.1