Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evaluation of the efficacy of the continuation electroconvulsive therapy in treatment-resistant schizophrenia / Avaliação da eficácia da eletroconvulsoterapia contínua para esquizofrenia resistente ao tratamento

Gul, Isil Gogcegoz; Eryilmaz, Gul; Sayar, Gokben Hizli; Ozten, Eylem; Arat, Mustafa Murat; Tarhan, Nevzat.
Rev. psiquiatr. clín. (São Paulo); 41(4): 90-94, Jul-Aug/2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-724103

CONTEXTO:

A eletroconvulsoterapia (ECT) tem mostrado ser um tratamento seguro e eficaz para esquizofrenia. No entanto, o número de estudos que avaliam a utilização contínua de ECT em pacientes com esquizofrenia e a resposta parcial ao tratamento farmacológico é limitado.

OBJETIVO:

O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia da ECT de continuação na prevenção de recaída em pacientes com esquizofrenia resistente ao tratamento.

MÉTODOS:

Nesta análise retrospectiva, pacientes com esquizofrenia (n = 73) foram alocados em três grupos: pacientes que receberam apenas o tratamento AP (somente AP), pacientes que receberam um curso agudo de ECT durante a hospitalização (aECT+AP) e pacientes que receberam um curso agudo de ECT durante a hospitalização e ECT de continuação (a-cECT+AP). Esses três grupos foram comparados de acordo com a pontuação atribuída na Positive and Negative Syndrome Scale (PANSS) e na Brief Psychiatric Rating Scale (BPRS).

RESULTADOS:

De acordo com a comparação dos grupos, somente em AP, aECT+AP e a+cECT+AP, em termos de PANSS e BPRS, após descarga no primeiro, terceiro e sexto mês, as pontuações na PANSS no terceiro e sexto mês no grupo a+cECT+AP foram estatística e significativamente menores do que nos outros dois grupos.

CONCLUSÕES:

Embora este estudo mostre limitações causadas pela análise retrospectiva de prontuários, os resultados sugerem que a continuação da ECT em combinação com antipsicóticos é mais eficaz do que somente os antipsicóticos, na prevenção da recaída em pacientes com diagnóstico de esquizofrenia que responderam ao curso agudo de ECT...
Biblioteca responsável: BR66.1