Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fluoretação das águas de abastecimento público no Brasil: o olhar de lideranças de saúde / Public water supply fluoridation in Brazil according to health sector leaders / Fluorización de las aguas de abastecimiento público en Brasil: el punto de vista de los líderes en salud

Ferreira, Regina Glaucia Lucena Aguiar; Bógus, Cláudia Maria; Marques, Regina Auxiliadora de Amorim; Menezes, Léa Maria Bezerra de; Narvai, Paulo Capel.
Cad. saúde pública ; 30(9): 1884-1890, 09/2014.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-725862
Desde sua implantação, a fluoretação das águas tem enfrentado oposição de alguns grupos, enquanto outros, baseados em evidência científica, apoiam a medida. Neste artigo, descrevem-se as percepções dos delegados à 13ª Conferência Nacional de Saúde sobre a obrigatoriedade da fluoretação das águas de abastecimento público no Brasil. Como técnica de processamento de depoimentos, utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo. Constata-se que, mais do que dúvidas, persiste certo grau de desinformação sobre aspectos básicos da fluoretação das águas, frequentemente confundida com a cloração. Torna-se evidente também a necessidade de permanente divulgação à sociedade de dados sobre a fluoretação da água e o desejo de que medidas que afetam a saúde pública não sejam tomadas pelo Congresso Nacional sem que se ouçam os setores interessados. Conforme a percepção majoritária dos participantes deste estudo, a revogação da obrigatoriedade de fluoretar as águas ou deficiências no controle sanitário de sua aplicação poderiam, no contexto brasileiro, piorar os índices populacionais de cárie dentária.
Biblioteca responsável: BR1.1