Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prenatal diagnosis of congenital rubella infection in São Paulo / Diagnóstico pré-natal de infecção congênita por rubéola, em São Paulo, Brasil

Curti, Suely Pires; Figueiredo, Cristina Adelaide; Oliveira, Maria Isabel de; Andrade, Joelma Queiroz; Zugaib, Marcelo; Pedreira, Denise Araújo Lapa; Durigon, Edison Luiz.
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992) ; 60(5): 451-456, 10/2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-728874

Objetivo:

a rubéola, durante os primeiros estágios da gravidez, pode levar a graves defeitos congênitos, conhecidos como síndrome da rubéola congênita (SRC). Amostras de gestantes com sintomas e suspeitas da rubéola congênita foram coletadas entre 1996 e 2008.

Métodos:

um total de 23 amostras de fluido amniótico, 16 amostras de sangue fetal, um produto da concepção e uma placenta foram analisados por sorologia e PCR.

Resultados:

todas as gestantes apresentaram sorologia positiva para IgG/IgM para o vírus da rubéola. Entre os recém-nascidos, 14 apresentaram anticorpos IgG positivos e 11 foram os anticorpos IgM positivos. Das 25 amostras analisadas neste estudo, 24 eram positivas por RT-PCR. Alterações na ultrassonografia foram encontradas em 15 (60%) dos 25 fetos infectados com o vírus da rubéola. Morte fetal e aborto espontâneo foram reportados em 10 (40%) dos 25 casos analisados. O vírus da rubéola foi amplificado por PCR em todos os fetos que apresentaram alterações na ultrassonografia, compatíveis com a rubéola. Morte fetal e aborto foram relatados em 10 dos 25 casos analisados.

Conclusão:

os resultados mostraram que os ensaios moleculares são ferramentas importantes para o diagnóstico precoce da rubéola e da síndrome da rubéola congênita. .
Biblioteca responsável: BR1.1