Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autoconcepto en una muestra de estudiantes universitarios de la ciudad de Manizales / Opinião pessoal em uma amostra de estudantes universitarios da cidade de Manizales / Self-concept in a sample of university students in the city of Manizales, Colombia

Pinilla Sepúlveda, Victoria Eugenia; Montoya Londoño, Diana Marcela; Dussán Lubert, Carmen; Hernández Botero, Johan Sebastián.
Hacia promoc. salud ; 19(1): 114-127, ene.-jun. 2014. tab, ilus
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: lil-729266

Objetivo:

Caracterizar a opinião pessoal em suas dimensões acadêmico/laboral, familiar, social, emocional e físico, em estudantes do programa da Licenciatura em Educação Básica com Ênfase em Educação Física, Recreação e Esportes da Universidade de Caldas, na cidade de Manizales, durante o primeiro semestre de 2013.

Materiais e Métodos:

Utilizando o teste AF5 se mediu o autoconceito em estudantes de primeiros e últimos semestres. O través de provas de hipótese se estabeleceu se existiam diferencias entre a pontuação meia dos estudantes ao inicio e ao finalizar seu programa acadêmico, assim como contra os do baremo. (Tabela estatística).

Resultados:

Os dois grupos de estudantes apresentaram estatísticas superiores às correspondentes do baremo em todos os conceitos si, com exceção dos últimos semestres no emocional. Observou se diferencia significa entre as meias para a opinião pessoal físico, sendo maiores as dos estudantes de ultimo semestre (Pvalor = 0,03743). Para o acadêmico/laboral, social, familiar e físico, a meia foram superiores ao do baremo (Pvalores < 0,012 em todos os casos).

Conclusões:

Evidenciou se que os estudantes têm um bom nível de opinião pessoal em quase todos os fatores medidos, assim como uma alta pontuação obtida em nível de opinião pessoal físico que se faz mais forte nos últimos períodos de formatura. O fator emocional é o conceito de si que pontuo mais baixo
Biblioteca responsável: CO54.1