Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cursos e pesquisas na área de nutrição nas páginas do boletim do SAPS (Serviço de Alimentação da Previdência Social) (1944-1946) / Los cursos e investigaciones en el área de la nutrición en las páginas del boletín SAPS (Servicio de Alimentación de La securidad Social) (1944-1946) / Courses and researches in the nutrition area on the pages o f the bulletin institutional magazine of SAPS (Food Service Social Security) (1944-1946)

Goulart, Sandra; Porto, Fernando; Aguiar, Simone.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 6(4): 1361-1371, out.-nov. 2014. ilus, tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-733500

Objetivo:

Analisar o processo de surgimento dos cursos técnicos e de profissionais Nutricionistas e antecedentes, criados pelo Serviço de Alimentação da Previdência Social-SAPS, através da Coletânea de seus Boletins.

Método:

Realizado pesquisa bibliográfica dos Boletins, Revista Institucional que circulou no período de novembro de 1944 a novembro de 1946, tendo como público alvo os trabalhadores dos Restaurantes do SAPS.

Resultados:

A análise dessas fontes sugere que esse Boletim registrou a evolução desses cursos como também várias pesquisas desenvolvidas na área da nutrição, com farta documentação escrita e imagética, através de fac-símiles legendados no interior dessas publicações.

Conclusão:

Os Boletins trouxeram cobertura jornalística de grande importância e significado para a história da profissão, composta de 118 artigos e 173 fac-símiles com riqueza de detalhes. Aponta-se para a relevância desses documentos não só para a história da profissão de Nutricionista como de seus antecedentes.
Biblioteca responsável: BR1208.1