Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado de enfermagem perioperatório: revisão integrativa de literatura / Cuidado de enfermería perioperatorio: revisión integradora de literatura / Nursing perioperative care: an integrative review of literature

Guido, Laura de Azevedo; Goulart, Carolina Tonini; Brum, Chris Netto de; Lemos, Ana Paula; Umman, Juliane.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 6(4): 1601-1609, out.-nov. 2014. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-733505

Objetivo:

conhecer quais são os cuidados de enfermagem realizados no período perioperatório.

Método:

Revisão Integrativa de literatura nas bases de dados realizada na Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com os descritores enfermagem perioperatória e enfermagem de centro cirúrgico. Para análise foi utilizado análise de conteúdo.

Resultados:

obtiveram-se 23 artigos e duas categorias cuidado de enfermagem no perioperatório identificam-se como cuidado as orientações de enfermagem, cuidados na hipotermia e na prevenção das lesões de pele. Na categoria organização da assistência de enfermagem no perioperatório, os estudos evidenciam estratégias desenvolvidas para ofertar qualidade de assistência por meio da organização do trabalho de enfermagem.

Conclusão:

Os resultados encontrados nesse estudo refletem as características do cuidado de enfermagem no perioperatório e possibilitam pensar sobre a assistência de enfermagem nos diferentes períodos da experiência cirúrgica.
Biblioteca responsável: BR1208.1