Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da performance muscular em atletas profissionais de futebol de campo / Assessment of muscle performance in Professional soccer players

Vidmar, Marlon Francys; Dellagerisi, Mateus; Kappel, Mateus Dellagerisi; Pasqualotti, Adriano; Silva, Marcelo Faria; Pimentel, Gilnei Lopes; Almeida, Carlos Rafael.
Rev. bras. ciênc. mov ; 21(2): 82-88, 2013.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-733865
O futebol atualmente é o esporte mais praticado no mundo e a medida de força muscular tem sido utilizada para melhorar os resultados e prevenção de lesões esportivas. O objetivo do presente estudo é avaliar durante a temporada o desempenho isocinético da muscular flexora e extensora dos joelhos nas diferentes posições de jogadores de futebol profissional. Este estudo caracteriza-se como observacional transversal. Foram avaliados atletas profissionais de futebol de campo (N=24) através da dinamometria computadorizada, utilizando o protocolo concêntrico/concêntrico bilateral para a musculatura flexora e extensora dos joelhos nas velocidades de 60 e 300°/s, por cinco repetições cada, com intervalo de repouso de 30 segundos e feedback visual e verbal. Na velocidade de 60º/s verificamos maior pico de torque flexor no membro dominante quando comparado ao não dominante nos atletas de meio campo, nas velocidades angulares propostas, 60º/s (p=0,04*) e 300º/s (p=0,02*). Porém, no pico de torque extensor essa diferença significativa maior para o membro dominante foi encontrado somente nos atletas de defesa em ambas as velocidades (p=<0,00* para ambas). Ao realizar a comparação entre as diferentes posições em campo, não houve diferença significativa em ambas às musculaturas e velocidades. A razão convencional dos atletasvariou entre 48,5% a 59,2%. Conclui-se que os atletas priorizam o seu lado dominante durante os treinamentos e jogos, apresentam um déficit de força da musculatura extensora e flexora dentro da normalidade, porém uma razão convencional abaixo do que relata a literatura, apresentando risco de desenvolvimento de lesão muscular durante a temporada.
Biblioteca responsável: BR1552.1