Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nasoendoscopic findings after primary palatal surgery: can the Furlow technique result in a smaller velopharyngeal gap? / Achados nasoendoscópicos após a cirurgia primária de palato: a técnica de Furlow pode resultar em menor gap velofaríngeo?

Ferreira, Gabriela Zuin; Dutka, Jeniffer de Cássia Rillo; Whitaker, Melina Evangelista; Souza, Olivia Mesquita Vieira de; Marino, Viviane Cristina de Castro; Pegoraro-Krook, Maria Inês.
CoDAS ; 27(4): 365-371, July-Aug. 2015. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-760409

OBJETIVO:

Comparar os achados nasoendoscópicos relacionados ao gapvelofaríngeo entre pacientes com fissura labiopalatina operados do palato pela técnica de Furlow (F) e aqueles operados pela de Von Langenbeck (vL) que permaneceram com insuficiência velofaríngea (IVF).

MÉTODOS:

Os dados analisados foram coletados do banco de gravações de exames de nasoendoscopia da instituição. A amostra foi constituída por 70 gravações de nasoendoscopia obtidas de 22 pacientes operados do palato pela técnica de F e de 48 pela de vL, que permaneceram com IVF e que foram submetidos à nasoendoscopia para definição de conduta para correção da IVF, entre as idades de 5e 15 anos (média 8 anos). As imagens foram editadas em sequência aleatória em um DVD e julgadas por três fonoaudiólogas experientes quanto ao movimento e deslocamento do véu palatino; ao movimento e descolamento das paredes laterais da faringe; ao movimento e deslocamento da parede posterior da faringe; à ocorrência da prega de Passavant e ao tamanho e tipo do gapvelofaríngeo.

RESULTADOS:

Os resultados quanto à comparação das medidas entre as técnicas cirúrgicas (F versusvL) não foram estatisticamente significantes.

CONCLUSÃO:

A técnica cirúrgica utilizada na palatoplastia primária não foi relevante para determinar diferença no tamanho do gapvelofaríngeo para os pacientes que permaneceram com IVF.
Biblioteca responsável: BR1.1