Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mapa de risco como instrumento para a identificação de riscos ocupacionais: revisão integrativa da literatura / Mapa de riesgo como instrumento para la identificación de riesgos laborales: una revisión integradora de la literatura / Risk map as an instrument for the identification of occupational hazard: an integrative review of the literature

Monteiro, Gicely Regina Sobral da Silva; Silva, Mirely Eunice Sobral da; Oliveira, Regina Célia de.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 7(3): 3076-3092, jul.-set. 2015. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-762249

Objetivo:

Investigar as evidências disponíveis na literatura sobre as elaborações de mapa de riscos; descrever os riscos ocupacionais abordados nas produções científicas e as medidas de prevenção e proteção à saúde do trabalhador.

Método:

Revisão de literatura integrativa. Foram realizadas buscas em artigos científicos publicados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas bases de dados LILACS, SCIELO e BDENF, selecionados artigos dos últimos 10 anos, na íntegra, em português, que contivesse os descritores e respondessem ao objetivo do estudo.

Resultados:

A análise temática de conteúdo identificou duas categorias Mapa de risco definições e contribuições; Medidas de prevenção às doenças e agravos visando à promoção à saúde dos profissionais, com duas subcategorias Ambiente Hospitalar e Atenção Primária à Saúde.

Conclusão:

O mapeamento é importante para facilitar a identificação dos riscos e elaboração de medidas de promoção importantes na saúde do trabalhador.
Biblioteca responsável: BR1208.1