Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evidências de validação de uma medida de características pessoais de regulação das emoções / Validation evidences of a measure of personal characteristics of emotional regulation

Gondim, Sonia Maria Guedes; Pereira, Cícero Roberto; Hirschle, Ana Lúcia Teixeira; Palma, Emanuel M. Silva; Alberton, Gisele Debiasi; Paranhos, Juliana; Santana, Vitor; Ribeiro, Wilma Raquel Barbosa.
Psicol. reflex. crit ; 28(4): 659-667, out.-dez. 2015. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, INDEXPSI | ID: lil-763122
ResumoEste artigo apresenta o Emotion Regulation Profile(ERP) como um instrumento para medir diferenças individuais na regulação de emoções. O ERP é constituído por 15 cenários que apresentam situações características de eventos da vida cotidiana desprazerosos (nove cenários) ou prazerosos (seis cenários). Cada cenário avalia a quantidade de respostas adaptativas/funcionais e desadaptativas/disfuncionais dos participantes. O instrumento foi aplicado a uma amostra de 686 pessoas entre 18 e 51 anos de idade. A amostra foi sudividida em dois grupos de 343 participantes para procedimentos de análises fatoriais exploratórias e confirmatórias. Os resultados da análise de componentes principais (primeira amostra) corroborou a estrutura bifatorial identificada no estudo original da medida, isto é, um fator de regulação das emoções negativas (down regulation) e um fator de regulação das emoções positivas (up regulation). Além disso, um conjunto de análises fatoriais confirmatórias (segunda amostra) mostrou que a estrutura bifatorial proposta teve um bom ajustamento aos dados. Por fim, foi possível propor uma versão reduzida do ERP com seis cenários (três que descrevem situações desprazerosas e três prazerosas) para avaliar adequadamente as diferentes estratégias usadas pelas pessoas na regulação de suas emoções.
Biblioteca responsável: BR1.1