Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

HUMAN TOXOPLASMOSIS OUTBREAKS AND THE AGENT INFECTING FORM. FINDINGS FROM A SYSTEMATIC REVIEW / Surtos de toxoplasmose humana e a forma infectante do agente. Achados de revisão sistemática

MEIRELES, Luciana Regina; EKMAN, Claudio Cesar Jaguaribe; ANDRADE JR, Heitor Franco de; LUNA, Expedito José de Albuquerque.
Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo ; 57(5): 369-376, Sept.-Oct. 2015. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-766270
RESUMO Toxoplasmose, infecção zoonótica altamente prevalente no mundo, é transmitida pela ingestão de oocistos em água e solo ou cistos teciduais em carne crua ou mal cozida. Um debate em andamento é se há diferenças nas características clínicas e epidemiológicas de surtos devido a uma ou outra forma infectante do agente. Realizamos revisão sistemática a partir de 437 relatos de surtos da doença, selecionando 38 artigos completos que descreveram a forma infectante do Toxoplasmacom dados clínicos e epidemiológicos. Não houve seleção por gênero ou faixa etária nos surtos, descritos mais frequentemente nas Américas. Quantidade maior de indivíduos foi afetada quando oocistos, associados com solo ou água contaminados com fezes de gato, foram considerados a fonte de transmissão. O início dos sintomas ocorreu mais precocemente quando a infecção foi atribuída a cistos na carne (11,4 ± 6,7 dias) com distribuição temporal nítida de casos, embora um aspecto mais amplo e prolongado de novos casos foi observado quando oocistos na água foram a fonte de infecção (20 ± 7 dias, p< 0.001). Essas informações podem ser úteis no desenvolvimento e implantação de estratégias de controle.
Biblioteca responsável: BR1.1