Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

On the debate about teleology in biology: the notion of "teleological obstacle" / O debate sobre teleologia na biologia: a noção de "obstáculo teleológico"

Ribeiro, Manuel Gustavo Leitão; Larentis, Ariane Leites; Caldas, Lúcio Ayres; Garcia, Tomás Coelho; Terra, Letícia Labati; Herbst, Marcelo Hawrylak; Almeida, Rodrigo Volcan.
Hist. ciênc. saúde-Manguinhos ; 22(4): 1321-1333, out.-dez. 2015.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-767028
Dentre os obstáculos epistemológicos descritos por Gaston Bachelard, propomos que o conhecimento unitário e pragmático se relaciona com as categorias de teleologia propostas por Ernst Mayr e fundamenta as discussões atuais sobre a noção de "função" em biologia. Dada a proximidade dos aspectos salientados por ambos, propomos relacionar o papel do pensamento teleológico na biologia e a noção do conhecimento unitário e pragmático como obstáculo ao conhecimento científico. O pensamento teleológico, portanto, ainda atua como obstáculo epistemológico na biologia, segundo a terminologia bachelardiana. Nossas investigações nos levaram à formulação do "obstáculo teleológico", que entendemos ser importante para o desenvolvimento da biologia e possivelmente para outras ciências.
Biblioteca responsável: BR1.1