Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Associação entre o grau de implantação da Rede Amamenta Brasil e indicadores de amamentação / Association between the degree of implementation of the Brazilian Breastfeeding Network and breastfeeding indicators / Asociación entre el grado de implantación de la Red Amamanta Brasil e indicadores de lactancia materna

Venancio, Sonia Isoyama; Giugliani, Elsa Regina Justo; Silva, Osvaldinete Lopes de Oliveira; Stefanello, Juliana; Benicio, Maria Helena D'Aquino; Reis, Márcia Cristina Guerreiro dos; Issler, Roberto Mario Silveira; Santo, Lilian Cordova do Espírito; Cardoso, Maria Regina Alves; Rios, Gabriela Sintra.
Cad. Saúde Pública (Online) ; 32(3): e00010315, 2016. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-777603
O objetivo foi avaliar a implantação da Rede Amamenta Brasil e seu impacto sobre indicadores de aleitamento materno (AM). Realizou-se análise de implantação de segundo tipo, incluindo 56 unidades básicas de saúde (UBS) de três municípios brasileiros. Para a avaliação do grau de implantação, criou-se um escore para cada UBS baseado no cumprimento dos critérios de certificação do Ministério da Saúde; para a análise dos efeitos da implantação, foram pesquisadas as prevalências de amamentação exclusiva e de amamentação. Verificou-se que 18 (32,1%) UBS cumpriam os quatro critérios preconizados para certificação. Foram incluídas no estudo 1.052 crianças menores de um ano, sendo 563 menores de seis meses. Verificou-se que as UBS que cumpriam os quatro critérios de certificação tiveram maior prevalência de amamentação exclusiva (44%), quando comparadas às demais UBS. Dificuldades para a implantação da Rede Amamenta Brasil foram identificadas, e os indicadores de AM variaram de acordo com o número de critérios de certificação cumpridos pelas UBS.
Biblioteca responsável: BR1.1