Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Lumbar spine surgery. Importance of sagittal balance in the quality of life of patients / Cirurgia da coluna lombar. Importância do equilíbrio sagital na qualidade de vida dos pacientes / Cirugía de la columna lumbar. Importancia del equilibrio sagital en la calidad de vida de los pacientes

Rodrigues, Luiz Claudio Lacerda; Bortoletto, Adalberto; Nakao, Rodrigo; Azevedo, Virgilio Serquiz de; Beletato, Rafael Maurcio; Marques, Daniel Carrijo.
Coluna/Columna ; 15(1): 48-51, Jan.-Mar. 2016. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-779078
RESUMO

Objetivo:

Avaliar se a realização de procedimento cirúrgico nas doenças degenerativas da coluna lombar modifica o balanço espinopélvico e influencia os achados clínicos e a qualidade de vida dos pacientes.

Métodos:

O equilíbrio espinopélvico foi avaliado em 25 pacientes utilizando radiografias simples da região lombossacra, incluindo a parte proximal do fêmur, bem como a avaliação da qualidade de vida em dois momentos.

Resultados:

A medida do equilíbrio espinopélvico foi obtida pela média dos ângulos da inclinação sacral, versão pélvica e incidência pélvica. Os ângulos pré-operatórios médios foram 59,88º, 22,84º e 37,44º, respectivamente, e os valores pós-operatórios médios foram 61,56º, 24,64º e 37,32º, respectivamente. Com relação aos questionários sobre qualidade de vida, no índice de Oswestry obtivemos valores pré-operatórios médios de 46,24, caracterizados como incapacidade intensa e valores pós-operatórios médios de 13,29 denotando resposta satisfatória após o tratamento cirúrgico. O questionário SF-36 demonstrou melhora importante e significativa da qualidade de vida nos diferentes domínios, com exceção dos domínios de limitação física e aspectos sociais que obtiveram valor p de 0,02 e 0,025, respectivamente.

Conclusão:

Os pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico de doenças lombares degenerativas não apresentaram alterações significativas do equilíbrio espinopélvico, mas apresentaram melhora significativa da qualidade de vida no pós-operatório.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR 15.3