Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Material multimídia para orientação dos cuidadores de bebês com fissura labiopalatina sobre velofaringe e palatoplastia primária / Multimedia material about velopharynx and primary palatoplasty for orientation of caregivers of children with cleft lip and palate

Costa, Tarcila Lima da; Souza, Olivia Mesquita Vieira de; Carneiro, Homero Aferri; Chiquito Netto, Cristianne; Pegoraro-Krook, Maria Inês; Dutka, Jeniffer De Cássia Rillo.
CoDAS ; 28(1): 10-16, jan.-fev. 2016. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-779118
RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a elaboração e a avaliação de material multimídia, destinado à orientação dos cuidadores de bebês com fissura labiopalatina, mais especificamente orientação sobre a velofaringe, palatoplastia primária e fala com relação às fissuras labiopalatinas.

Métodos:

A elaboração do material envolveu interdisciplinarmente as áreas de Fonoaudiologia, Odontologia e Arte. Permeados por princípios da arte-educação, houve definição e execução dos seguintes aspectos caracterização do público alvo, caracterização do conteúdo, identificação e elaboração de ilustrações didáticas, caracterização da abordagem educacional, elaboração do texto/narração, definição da sequência audiovisual e conversão em vídeo. A avaliação do material foi conduzida com a participação de 41 cuidadores de pacientes com fissura labiopalatina e envolveu a comparação dos conhecimentos dos participantes por meio de um roteiro avaliativo, aplicado antes e depois da apresentação do material.

Resultados:

Ocorreu aumento para as respostas corretas referentes ao papel da velofaringe e a importância da palatoplastia primária na fala.

Conclusão:

O material multimídia mostrou-se efetivo na otimização dos conhecimentos dos cuidadores, sugerindo a relevância de seu papel em momentos de orientação.
Biblioteca responsável: BR1.1