Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Temporal processing in postlingual adult users of cochlear implant / Processamento temporal em adultos pós-linguais usuários de implante coclear

Duarte, Maycon; Gresele, Amanda Dal Piva; Pinheiro, Maria Madalena Canina.
Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) ; 82(3): 304-309, tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-785813
Resumo

Introdução:

Os adultos pós-linguais apresentam ótimo desempenho no reconhecimento de fala no silêncio após a cirurgia de implante coclear. No entanto, permanecem com alterações nas habilidades auditivas centrais, dificultando a compreensão em situações de escuta competitiva e na percepção dos aspectos supra-segmentais da fala.

Objetivo:

Avaliar as habilidades do processamento temporal em adultos pós-linguais usuários de implante coclear.

Método:

O estudo foi do tipo transversal, descritivo com amostra não-probabilística por conveniência. A população foi distribuída em dois grupos. O grupo estudo foi composto por 12 adultos pós-linguais usuários de IC e o grupo controle por 12 adultos com audição normal pareados conforme faixa etária e sexo do grupo estudo. Para avaliar o processamento temporal foi selecionado o Teste Padrão de Frequência e o teste Gaps in Noise. Os testes foram aplicados em campo livre e a 50 dB NS.

Resultados:

Os adultos pós-linguais usuários de IC obtiveram limiar de acuidade temporal médio de 16,33 ms e desempenho de 47,7% de acertos no teste padrão de frequência, sendo que a diferença foi estatisticamente significante em relação ao grupo controle.

Conclusão:

Foi constatado que os adultos pós-linguais usuários de IC apresentam alterações nas habilidades do processamento temporal em relação aos adultos sem alterações auditivas.
Biblioteca responsável: BR1.1