Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudo socioepidemiológico e espacial da Leishmaniose tegumentar americana em município do Pará / Socioepidemiologic and spatial study of american cutaneous leishmaniasis in a city of Pará

Cardoso, Renan Faria; Melo, Bruma Gouveia de; Pereira, Waltair Maria Martins; Palácios, Vera Regina da Cunha Menezes; Barbosa, Antonio Vinicius; Gonçalves, Nelson Veiga.
Rev. para. med ; 29(3)jul.-set. 2015. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-786405

Objetivo:

analisar a distribuição espaço-temporal da Leishmaniose Tegumentar Americana ? LTA, no município deAugusto Corrêa, e a relação com variáveis ambientais e socioeconômicas.

Método:

Estudo transversal, retrospectivoe ecológico, em uma amostra de 74 pacientes. A fonte dos dados primários foia Secretaria Municipal de Saúde deAugusto Corrêa; os dados ambientais, socioeconômicos e epidemiológicos georrefrenciados foramos do laboratóriodegeoprocessamento de dados epidemiológicos do Instituto Evandro Chagas ? IEC, a partir do processo declassificação de imagens de satélite. Para geração dos modelos de integração de informação temáticas foram utilizadasfontes secundárias, como bases de dados cartográficos, imagens brutas de satélite e do Sistema de Informação deAgravos Notificáveis - SINAN. Para o desenvolvimento dos bancos de dados e execução das análises foi utilizada ageoindexação de informações temáticas, geradas em trabalhos de campo e laboratoriais, além de técnicas e métodosgeoestatísticos.

Resultados:

Aproporcionalidade foi maior na faixa etária de 11 a 34 anos(61,64%),no gêneromasculino (66%) e em indivíduos de cor parda (86%).No período estudado o ano de maior ocorrência de casosfoi 2008. A relação da doença com a ocupação esteve presente em maior frequência nospequenos agricultores,naproporção de (58%). A região de maior predominância foi a rural, onde se observou alto nível de desmatamento(90%).

Conclusão:

Para este estudo, foi possível observar que as características da frequência da LTA, na área e noperíodo estudado, apresentaram relação com a ocupação com condições socioeconômicas e alterações ambientais.
Biblioteca responsável: BR1.1