Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Spatial data analysis and the use of maps in scientific health articles / Análise de dados espaciais e o uso de mapas em artigos científicos na área da saúde

Nucci, Luciana Bertoldi; Souccar, Patrick Theodore; Castilho, Silvia Diez.
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992) ; 62(4): 336-341, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-787770
Resumo

Introdução:

apesar do crescente número de estudos com elemento característico de análise espacial, a aplicação de técnicas de análise nem sempre é clara e sua continuidade em estudos epidemiológicos requer uma avaliação cuidadosa.

Objetivo:

verificar a disseminação e utilização de técnicas de análise de dados espaciais em artigos científicos nacionais e internacionais.

Método:

foi feita uma avaliação de periódicos de acordo com o índice de impacto. Dentre 8.281 periódicos pesquisados, foram selecionados quatro nacionais e quatro internacionais, dos quais foram analisados 1.274 artigos quanto à presença de técnicas de análise espacial.

Resultados:

pouco mais de 10% dos artigos publicados no ano de 2011 em revistas de alto impacto, tanto nacionais quanto internacionais, apresentaram algum elemento de localização geográfica.

Conclusão:

embora exista uma variação de percentuais de um periódico para outro, denotando perfis de publicação diferentes, consideramos esse percentual um indicativo de que variáveis de localização têm se tornado um fator importante nos estudos da área da saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1