Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Postural changes and pain in the academic performance of elementary school students / Alterações posturais e dor no desempenho acadêmico de estudantes do ensino fundamental

Sampaio, Maria Homéria Leite de Morais; Oliveira, Lucia Conde de; Pinto, Francisco José Maia; Muniz, Maria Zuleide Amorim; Gomes, Regina Cláudia Tabosa Ferreira; Coelho, Geni Rodrigues Loiola.
Fisioter. mov ; 29(2): 295-303, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-787927
Resumo Alterações posturais e dor na coluna das crianças e adolescentes em idade escolar são influenciadas pela permanente posição sentada incorreta, uso inadequado do mobiliário e peso da mochila. O objetivo foi verificar as alterações posturais e dor no desempenho acadêmico de estudantes do ensino fundamental. Estudo transversal, com abordagem descritiva e analítica, cujos sujeitos foram 83 estudantes de 8 a 12 anos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Paulo Sarasate, Ceará, de março a junho/2008. No exame físico, utilizou-se ficha de avaliação baseada na Reeducação Postural Global, pelo método Souchard, com as variáveis comprometimento da cadeia anterior, posterior, superior do ombro e dor e, no desempenho acadêmico, questionário semiestruturado com as variáveis comportamento, assiduidade e rendimento. Os dados foram armazenados no programa Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 18.0. Na análise descritiva, usaram-se as frequências absolutas e relativas, e na análise inferencial, os testes Mann-Whitney, para verificar a existência de diferenças significativas de alterações nos grupos A e B, ao nível de significância de 5%, e o teste estatístico "F", para comparar as alterações posturais e dor, nas três séries.

Resultados:

Percebeu-se que a maioria dos alunos apresentou alterações posturais, tais como anteriorização da cabeça, ombros enrolados, hipercifose dorsal e dor, cuja prevalência ocorreu na cadeia anterior. Essas alterações nos dois grupos foram estatisticamente significantes apenas naqueles com desempenho acadêmico de comportamento e rendimento satisfatórios da 5ª série. Concluiu-se que não ocorreu associação entre as alterações posturais e desempenho escolar, porém, este foi afetado pela dor.
Biblioteca responsável: BR1.1