Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Itinerário terapêutico: a busca por cuidados de mães cujos filhos faleceram com menos de um ano / La ruta terapéutica: la búsqueda de las madres lactantes cuyos hijos murieron en menos de un año / Therapeutic rout: the search for care of mothers whose children have died less than a year

Landim, Daniel Moreira Paes; Sarmento, Sued Sheila; Silva Filho, Cláudio Claudino da; Cruz, Nayara Mendes; Moura, Laisla Alves; Oliveira, Lucia Marisy Souza Ribeiro.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 8(3): 4803-4812, jul.-set.2016. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-789208
Conhecer as trajetórias assistenciais de mães cujos filhos faleceram com menos de um ano.

Métodos:

tratou-se de um estudo com abordagem qualitativa, realizado com gestantes que referiram óbito fetal ou neonatal durante o ano de 2012 num município do interior da Bahia. Para a coleta de dados utilizou-se da entrevista em profundidade e para análise a técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

pode-se perceber a desorganização na rede de atenção à saúde da mulher com predominância de traços de desumanização e dificuldade por parte dos profissionais em dar continuidade ao cuidado em outros níveis de atenção.

Conclusão:

o estudo das trajetórias assistenciais revelou-se como uma ferramenta do itinerário terapêutico inestimável para avaliar o funcionamento de redes de atenção à saúde, tornando visíveis acertos e dificuldades apresentados no âmbito da assistência prestada à gestante...
Biblioteca responsável: BR1208.1